Reprodução
|
A pedra nos rins – nome popular da litíase – é uma condição altamente dolorosa causada pelo acúmulo de sódio e outros minerais nos rins, que ocorre ao longo de anos e que nem sempre dá anúncios de que vai acontecer.
A má alimentação (especialmente quando associada a casos de diabetes) e o histórico familiar de pedras nos rins são outros fatores que podem estar no aparecimento da origem da doença, explica a revista Health.
A dor causada pelos cálculos renais acontece quando as ditas pedras passam para a bexiga e tentam ser expulsas através da urina. Nesta fase, acontecem quadros de dor crescente no fundo das costas e incapacidade de encontrar uma posição confortável e que não cause dor.
A náusea, os vômitos e a febre são outros sinais aos quais as pessoas devem prestar atenção, especialmente quando vêm acompanhados do desconforto já mencionados e da vontade constante de urinar, mesmo quando não há muito líquido para expulsar.
E por falar em urinar, este simples ato fisiológico pode ser bastante doloroso nos casos de pedras nos rins, mas não só: a presença de sangue na urina, assim como a sensação de ardor durante e após a micção, também denunciam as pedras nos rins.
Manter uma alimentação saudável - com a ingestão de frutas e legumes variados - e ingerir líquidos não açucarados ao longo do dia (como água e chá) são dois conselhos que valem ouro neste tipo de situações, contudo, apenas uma ida ao médico poderá indicar se os antibióticos serão necessários para eliminar as pedras.
Fonte: Life Style
Tags
saúde