© iStock
|
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Limerick, na Irlanda, descobriu que é possível gerar energia elétrica através da lisozima, uma proteína encontrada nas lágrimas, claras de ovos, saliva e leite de mamíferos. O grupo de pesquisadores estava procurando novas formas de produzir energia de forma sustentável, quando constataram que seria possível gerar eletrecidade por meio desta proteína.
Os cientistas cristalizaram a lisozima com calor e aplicaram uma certa quantidade de pressão nos cristais. Depois, usaram eletrodos para medir a voltagem que a proteína gerou e comprovaram a possibilidade desta molécula de produzir energia elétrica. Segundo a líder da pesquisa, Aimee Stapleton, a descoberta é uma novidade, embora a lisozima não produza tanta eletricidade.
"Embora não seja muita energia gerada, é comparável aos materiais elétricos tradicionais", disse. A técnica utilizada pelos pesquisadores foi a piezoeletricidade, que através de um estímulo mecânico, permite que cristais, como o quartzo, consigam gerar eletricidade. Além de ser uma importante descoberta para o meio ambiente, o resultado pode ser utilizado no ramo da medicina, como, por exemplo, na liberação de drogas no corpo humano usando a lisozima. Com informações da Ansa.
Fonte: Notícias ao Minuto
Tags
Brasil