Foto: Divulgação
|
Na Arábia Saudita, país ultraconservador onde o mundo dos esportes é amplamente dominado pelos homens, uma princesa foi nomeada para dirigir uma federação esportiva, feito inédito para o povo saudita
A princesa Rima ben Bandar ben Sultan será a "primeira mulher a dirigir uma federação" que gestiona atividades esportivas para homens e mulheres, revelou neste sábado um responsável saudita à AFP. A fonte pediu anonimato.
A federação está encarregada de promover a prática do esporte em diferentes classes sociais da Arábia Saudita.A princesa Rima é licenciada em museologia por uma universidade americana e filha do príncipe Bandar ben Sultan, que é embaixador saudita em Washington.
A mulher saudita não é autorizada a praticar esportes em público. A abertura de ginásios de esportes privados para mulheres, inclusive, gerou reações negativas e polêmicas no país.
Há pouco, as mulheres sauditas obtiveram o direito de dirigir carros No entanto, continuam precisando da tutela de homens para viajarem, irem à universidade ou para realizarem outras atividades rotineiras.
Fonte: AFP
Tags
Esportes