Todos os dias dona Adeilde dos Santos, 50 anos, percorre a faixa de areia da praia de Canoa Quebrada para vender seus drinks aos turistas e visitantes. Em vez de vender as bebidas em um carrinho tradicional puxado a mão como os demais, a alagoana transporta o seu bar em um jumento.
O Jegue’s Bar, como é chamado, tornou-se atração turística do local. Por onde passa, as pessoas pedem para tirar uma foto ao lado do jumento antes mesmo de pedir uma bebida. “Eles (turistas) abraçam e alguns até beijam o jumento. As crianças também gostam muito. A gente também leva o bar para eventos nas pousadas da praia “, diz a dona do animal.
De acordo com Adeilde, a ideia de transportar a carrocinha de bebidas surgiu em 2001, quando ela e seu falecido marido, Sivanildo dos Santos, vieram para a praia de Canoa Quebrada a passeio. Gostaram tanto do local que decidiram morar. Antes, o casal vendia bebidas nas praias turísticas de Alagoas, como a Praia do Francês e a Praia de São Miguel dos Milagres.
“Lá não tem jegue. A gente não tinha ideia da possibilidade, mas, ao chegar aqui, vimos um rapaz que trabalhava na praia fazendo passeio de jumento. Foi aí que surgiu o Jegue’s Bar”, explicou. O bar é acoplado à cintura do jumento que o carrega pela praia.
Além da criatividade em montar um bar num jumento, dona Adeilde também serve as bebidas aos seus clientes em frutas. Os turistas optam por beber o drink em um abacaxi ou um melão. O custo pela experiência é de R$ 25. Caso queria tomar o drink em um copo normal, o valor é mais barato: R$ 10.
“A gente faz caipirinha, caipirosca, Xoxota que é uma bebida que leva Vodka, leite condensado e suco de abacaxi. Tem também a Melosca, que é uma caipirinha adoçada com mel de caju”, expôs o cardápio. Como Canoa Quebrada recebe diariamente turistas, dona Adeilde sempre passeia com o jumento para vender os seus drinks. O seu negócio já é conhecido e quem presencia o Jegue’s Bar não deixa de fazer um registro.
Fonte: Tribuna do Ceará
Tags
Brasil